16/07/07

Vale a pena subir à Pena


Embora não seja o ponto de maior altitude, a Pena d’Anaman (cerca de 100m de altura) é sem dúvida o monólito mais imponente e espectacular do território de Castro Laboreiro e é também aquele que mais se proporciona ao exercício da “Escalada”.

Tanto quanto me foi possível descobrir, a Pena já foi escalada por algumas vezes, contudo julgo que os primeiros montanhistas a realizarem tal proeza foram Vítor Viana e João Dinis em 1998.


Vitor Viana


João Dinis

Eis aqui a prova:



Eu também já lá subi mas não foi propriamente a escalar o coto! As vistas são espectaculares, como podem facilmente imaginar: Vêem-se perfeitamente quase todos os pontos do território, desde o planalto a Norte e Este, ao Vale dos Ribeiros a sudoeste, e percebe-se claramente que o território é formado por degraus a que correspondem as diversas cotas de altitude.

Vale a pena subir à Pena, mas é melhor ir por trás, partindo do Alto da Seara. Eu, quando lá fui, subi desde a Capela da Nossa Senhora d’Anaman, contornado o penhasco pelo lado direito, mas nessa altura devia ter cerca de 17 ou 18 anos e, mesmo assim, deixei os "bofes" pelo caminho!


6 comentários:

Anónimo disse...

castreja2006.skyblog.com
dizer que sou de la e nunca me atrevi a subir ao cima,mas ja me disserao que e muito bonita,talvez um dia ainda la suba......

Bocanegra disse...

De facto, a paisagem que se vê do alto da Pena d'Anaman é de tirar a respiração! Tens de ir lá! Se partires do Alto da Seara há um caminho de terra batido, de serventia para os prados que ficam a Norte da Seara, que vai dar relativamente perto da Pena, depois há carreiros no monte um pouco mais díficeis, mas consegue-se facilmente lá chegar.

Já agora aconselho a que leves umas boas botas e nada de calções ou saias porque deve haver bastantes tojos.

Para além disso é essencial levar uma boa merenda de pan centeio, presunto e chouriço da nossa terra e um bom cantil cheio de vinho verde tinto que se deve beber depois de subir ao cume do penhasco e nunca antes, não vá o Diabo tece-las!

Anónimo disse...

Bom día:

Creo que no ano 1980 os Suarez Alonso de Vigo (Galiza) xa escalaron a Pena de Anamán..... fáltame información concreta pero buscarei para tentar aportala.

Saúde para todos

David Araújo

Bocanegra disse...

David,

Obrigado pelas tuas informações. Ficamos à espera de dados mais concretos para podermos estabelecer quem foram os primeiros escaladores da pena.

Abraçoes é Bo Nadal

Anónimo disse...

Bos días: a vía á que fai referencia David foi aberta por Santi e Antonio Suárez Alonso do Club Montañeiros Celtas e chámase "Sualonso", o nome dunha coñecida tenda de montaña que houbo en Vigo.
Foi aberta o 8/6/1975, ten orientación Oeste, uns 160 metros de altura e foi catalogada polos seus aperturistas de MD sup.
Un saúdo

Alejandro Carreño

Angelo Figueiredo disse...

Confirmo estes dados e acrescento que na altura a namorada do Santi a Ana também fazia parte da cordada.
Assisti à abertura dessa via, não me lembro do nome que lhe foi dado, sei que durou mais de 5 fins-de-semana.
Na altura fazia parte do Clube Nacional de Montanhismo e o principal dinamizador era o António Jorge que tinham um relacionamento de grande amizade com a família Sualonso.

Ângelo Figueiredo

E-mail - angelo.figueiredo@iol.pt