27/07/07

Notas sobre a toponímia de Castro Laboreiro III - AMEIXOEIRA


AMEIXOEIRA [41°59'9.58"N; 8° 9'28.20"O; Alt: 780m]:

Ameixoeira é uma palavra sinónima de Ameixieira ou Ameixeira, ou seja, a árvore da família das rosáceas, cujo fruto é a ameixa.Ameijoeira, como é uso escrever-se no português-norma, se trata de um equipamento ou instrumento utilizado para pescar amêijoas.

Perante isto e não se vislumbrando outra explicação, julgo que o topónimo, terá a sua origem no facto de existirem Ameixoeiras no lugar em questão, já que amêijoas não é de todo possível (nem sequer fossilizadas como pelo vistos acontece ou aconteceu na freguesia da Ameixoeira no concelho de Lisboa. Também, por certo a origem do topónimo não pode estar em “Meixões”, ou seja os alevins das enguias também designados “Angulas”, porque embora este peixes entrem nas águas doces, é fisicamente impossível que alguma vez tenham chegado ao tramo do Rio Laboreiro situado na zona da Ameixoeira.

A ser acertada a tese de que o nome do lugar tem a sua origem na “árvore da família das rosáceas, cujo fruto é a ameixa”, a forma correcta de escrever o topónimo é Ameixoeira e não Ameijoeira, tratando-se esta última forma, como já disse, de uma adulteração (que aliás produz, como vimos, um resultado ridículo!) provocada pela norma linguística imposta, subrepticiamente, pelo Estado português no seu secular afã de uniformizar e desgaleguizar a “fala” das terras raianas, utilizando para isso mecanismo vários, como neste caso, através da substituição gráfica do “X” pelo “J”, ou noutros, substituindo o “B” pelo “V”.

A Ameixoeira, é uma Inverneira da margem esquerda do Rio Laboreiro, sendo que os seus habitantes mudam sazonalmente para as Brandas de Curral do Gonçalo, Campelo e Eiras, todas, igualmente, da margem esquerda do Laboreiro.

Na Ameixoeira existe uma capela dedicada a Nossa Senhora da Boa Morte, cuja festa é celebrada no dia 19 de Setembro de cada ano.

Para além disso, na Ameixoeira situa-se uma das três passagens viárias da fronteira existentes no Concelho de Melgaço (as outras são em São Gregório e na ponte Melgaço-Arbo). O Município Espanhol (Galego) vizinho da Ameixoeira, designa-se “Terrachán” com sede em “Entrimo”.


2 comentários:

Anónimo disse...

Ameijoeira e não outro nome.

CLAP!CLAP!CLAP! disse...

Parabens... deveras rico esse pik.Voltarei.Grato