03/07/07

Baldios II

Pelo Blog “CASTRO LABOREIRO” fiquei a saber que, em Castro, há já duas Assembleias de Compartes e, no próximo dia 8 de Julho vai ser constituída mais uma, chamada Baldio de São Bento e composta pelos compartes de Portelinha, Vido e Várzea Travessa!

Pergunto-me sobre o porquê de estarem a surgir Assembleias de Compartes como cogumelos (cogordos, como se diz em Castro). Qual será o interesse em fragmentar a Administração dos Baldios? Será que descobriram petróleo no “Coto de Esfola Lobos” ou gás natural na “Lama do Vido” e não querem dividir com os outros?

O que é que se passa afinal? Será que estão ter noção dos problemas que podem advir desta fragmentação? As fronteiras entre as zonas territoriais de gestão das respectivas Administrações de Compartes já estão definidas? E se não estão quando, onde e como vão ser definidas?

De facto, gostava muito de saber quais os interesses (económicos?; políticos?) que subjazem a este movimento desagregador da Administração dos Baldios Castrejos!

Será que alguém (bem informado!) me pode explicar o que se está a passar?

2 comentários:

Anónimo disse...

Antes de fazeres comentários jocosos deves informar-te sobre o que se passa em castro, como se chegou a este ponto, e ler a legislação relacionada com os baldios, (se calhar também convêm que leias alguma bibliografia relacionada com os novos paradigmas do mundo rural, e consequentemente castro). A propósito o tipo de povoamento que existe em castro não é de longe nem de perto a transumância e a escola da A-Do-Freire não servia as brandas todas do lado direito, o pessoal das coriscadas no meu tempo ia a Vila…
murrote

Bocanegra disse...

Murrote,

Tem calma! Não te enerves!

Em primeiro lugar, não fiz nenhum comentário jocoso. Apenas me exprimi livremente, utilizando uma linguagem irónica (mas não ofensiva), que utilizaria coloquialmente se estivesse em Castro e a falar com Castrejos inteligentes e de espiríto aberto e evoluído.

Em segundo lugar: - Não sei como é que se chegou a esse ponto por isso é que perguntei!

Em terceiro lugar conheço perfeitamente a legislação dos baldios: - É a Lei n.º 68/93, de 4 de Setembro, alterada pela Lei n.º 89/97, de 30 de Julho. Quanto à recomendação para ler a bibliografia "relacionada com os novos paradigmas do mundo rural, e consequentemente castro" informo-te que a leio de boa vontade se fizeres o favor de a indicar.

Em quarto lugar: - O lugar das Coriscadas não é uma branda! Há umas dezenas largas de anos que é um lugar fixo. Por isso é que disse que a Escola da Adofreire só servia as brandas do lado direito do Laboreiro, ou seja: - Falagueiras, Queimadelo, Adofreire, Outeiro, Antões e Rodeiro. E por isso é que dizes bem: - Os alunos das Coriscadas não frequentavama Escola da Adofreire mas antes a da Vila.

Obrigado por participares e desculpa lá pedir-te mais um favor: - Explica-me como é que se chegou a este ponto, porque eu sinceramente não sei!