04/01/08

Resultados da Sondagem sobre a Barragem.

Em 30/11/2007, propus uma votação que consistia em saber quem concordava ou discordava com a hipotética construção de uma barragem na zona da Assureira de acordo com o designado «Projecto de Programa Nacional de Barragens com Elevado Potencial Hidroeléctrico» (PNBEPH).

Terminada a votação importa conferir os resultados:

- Número total de votos: 47

- Percentagem de votos contra a construção da barragem: 61% (29 votos)

- Percentagem de votos a favor da construção da barragem: 36% (17 votos)

- Percentagem de votos que reflectem indiferença quanto à construção da barragem : 2% (1 voto).

Note-se que, por força dos arredondamentos, a soma das percentagens não dá 100%, mas antes 99%.

Em termos conclusivos importa dizer que estes números valem o que valem, mas pelo menos ressalta a ideia que a larga maioria dos votantes se preocupa com o impacto negativo que a eventual construção da barragem poderá acarretar para a zona de Castro em questão e que se podem sintetizar em quatro aspectos:

1)Alteração irreversível da paisagem.

2)Alteração irreversível do clima.

3) Submersão de uma ponte de feitura antiquíssima (muito provavelmente medieval): - A ponte do Bago.

4) Destruição de milhares de Carvalhos (grande parte deles centenários), que se trata de uma espécie cada vez mais rara e preciosa, não só em Castro como no resto do país.

Os números também demonstram que a maioria dos votantes não foram sensíveis às eventuais vantagens que poderão decorrer da construção da barragem e que, a meu ver, se poderão sintetizar em dois aspectos:

1) Valorização dos terrenos e das habitações dos lugares circundantes à albufeira da barragem (sobretudo dos lugares do Bago de Baixo, Bago de Cima e Ameixoeira).

2) Incremento da oferta turística, através, por exemplo, da implementação de actividades ligadas à náutica de recreio ou à pesca desportiva.

Como sabem, deixei bem claro desde o início que discordo em absoluto da construção da tal hipotética barragem e por isso congratulo-me com os resultados acima indicados, porém, isso não me impede de ter bem presente que estes resultados não tem qualquer base objectiva e que por isso mesmo não são extrapoláveis, nem se podem, a priori, confundir com a real opinião dos Castrejos sobre o assunto, isto muito embora saiba que corre, em Castro, um abaixo-assinado contra a construção da barragem.

Por último agradeço a todos os que se dignaram ter uma opinião sobre o assunto (concordante ou discordante) e, mais do que isso, tiveram interesse em demonstra-la participando na votação.

Obrigado a todos.

1 comentário:

fotógrafa disse...

Passando para desejar bfs.
Abraço