03/12/07

Castro Laboreiro - Aldeia de Portugal

A ATA classificou Castro Laboreiro como “Aldeia de Portugal”.

A ATA (Associação do Turismo de Aldeia) é uma associação fundada pela ADRIL (Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Lima), pela ADRIMINHO (Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho), pela SOL-DO-AVE (Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Ave) e a ATAHCA (Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave), que são, todas elas, entidades locais gestoras do programa LEADER.

«A ATA - Associação do Turismo de Aldeia tem por objectivos o apoio aos associados inscritos na Direcção Geral de Turismo nas modalidades de alojamento turístico no âmbito do Turismo de Espaço Rural, e designados por Turismo de Aldeia, Casas de Campo, Casas de Abrigo, e outras que venham a ser consideradas na lei, bem como a defesa dos seus interesses específicos e a garantia da genuinidade do produto turístico, tais como:

-Desenvolver as relações públicas e de representação exigidas pelo dever que lhe incumbe de ser protagonista comprometido perante o produto turístico e o seu desenvolvimento ambiental, económico e social;
-Promover a realização de jornadas de estudo, Seminários, Congressos e realizações similares;
-Conduzir acções de promoção e comercialização do produto turístico dos seus associados, tanto no país como no estrangeiro;
-Participar em reuniões oficiais, feiras e outras manifestações em que o Turismo de Aldeia deve fazer-se representar;
-Elaborar meios de divulgação, tais como brochuras, mapas, vídeos e diapositivos;
-Elaborar meios de divulgação, tais como brochuras, mapas, vídeos e diapositivos;
-Especificar condições, preços, serviços a prestar e níveis de qualidade;
-Manter e fazer funcionar uma sede e os serviços convenientes, entre os quais, marcações, reservas e atendimento;
-Associar-se ou filiar-se em outros organismos quando tal se mostre conveniente.

O Projecto “Aldeias de Portugal” «é dirigido para os seguintes aspectos:
-Alojamento
-Artesanato
-Produtos locais
-Itinerários culturais
-Património cultural».

E os seus objectivos gerais são:

- Potenciação do Turismo no espaço Rural e aumento das actuais taxas de ocupação.
- Fixação e rejuvenescimento das populações rurais.
- Valorização e intercâmbio cultural.
- Recuperação e promoção do Património Cultural Local.
- Criação de um complemento à economia familiar.
- Criação de uma rede europeia de alojamento em Turismo de Aldeia.

Por fim importa saber que «As Aldeias de Portugal constituem a rede nacional de aldeias rurais singulares insinuadas em paisagens idílicas, preservando um passado de tradições expresso no seu edificado, nas suas gentes, cultura, usos e costumes, que por sua vez integram a rede europeia Aldeias de Tradição/Villages of Tradition, definida pelos mesmos princípios».

in: http://www.aldeiasdeportugal.com.pt/main.php

Se querem a minha opinião, o futuro das terras economicamente deprimidas e demograficamente desertificadas, como Castro Laboreiro, passa por projectos desta natureza que potenciam o turismo de qualidade e simultaneamente estimulam a protecção do património e não por investimentos descaracterizadores da paisagem e do ambiente natural, tais como Barragens, Eólicas e quejandos. Mas esta é somente a minha modesta opinião.

3 comentários:

Eira-Velha disse...

Home... pois descobriram a pólvora, claro que Castro Laboreiro (ainda) é uma aldeia de Portugal...
Agora mais a sério, o meu amigo tem toda a razão e pelo que vou vendo, que in loco ainda não constatei, ali estão no bom caminho, e também na Branda da Aveleira. Pena que no joia da coroa de Riba de Mouro, Santo António de Val de Poldros, não se siga a mesma via.
Um braço

Bocanegra disse...

Santo António de Val de Poldros!

Só lá estive uma vez, mas guardei uma imagem lindíssima de um sítio de uma beleza telúrica!

Tanto quanto sei era uma branda não era?

Eira-Velha disse...

Era, talvez, a mais típica branda de toda a Serra. As construções antiquíssimas, todas em pedra, até a própria cobertura. Ainda existem alguns exemplares mas se não se tomarem medidas severas para as preservar correm o risco de desaparecer. Têm sido muitos os atentados a esse preciosíssimo património. Já me pronunciei sobre isso aqui mas acho que o meu alerta não faz eco por aqueles lados. Pelo menos, fica documentado que tentei...
Abraço