29/06/07

Gravuras do Castelo de Castro Laboreiro e o Livro das Fortalezas






(Estas gravuras são pertença de José Domingues co-fundador do Núcleo de Estudos e Pesquisa dos Montes Laboreiro)

A autora destas belas gravuras (datadas do ano de 2001) é a Dr.ª Martine Rodrigues, esposa do Dr. José Domingues co-fundador do Núcleo de Estudos e Pesquisa dos Montes Laboreiro, a quem faço aqui a devida vénia pois, como podem ver, as mesmas são notáveis e inspiram-se, visivelmente, nos “debuxos” do Castelo de Castro Laboreiro feitos, cerca de 1509, por Duarte de Armas no Livro das Fortalezas (existem duas vistas – Norte e Sul - e uma planta).

Sobre o, interessantíssimo, Livro das Fortalezas veja-se aqui. Além do original arquivado na torre do tombo existe um Fac-Símile publicado pelas Edições Inapa:



De salientar que este Livro contém a prova documental que no Reinado de Dom Manuel I (25 de Outubro de 1495 a 13 de Dezembro de 1521), a Torre de Menagem ainda existia. De facto, foi só em 18 de Novembro de 1659 (portanto, durante o reinado de Dom Afonso VI, mais concretamente durante o período da regência de Dona Luísa de Gusmão e em plena Guerra da Restauração – em 14 de Janeiro de 1659 ocorreu a batalha das Linhas de Elvas vencida pelo exército português) que se deu a famosa explosão no paiol da pólvora que destruiu a bela Torre de Menagem do Castelo da nossa Terra (o documento que prova este acontecimento histórico foi publicado por Alexandra Cerveira Pinto Lima, in Castro Laboreiro – Povoamento e Organização de um Território Serrano, Cadernos Juríz Xurês n.º 1, 1996, pág. 55, nota 38.) Maldita explosão que nos privou daquele que seria, sem qualquer sombra de dúvida, o Castelo roqueiro mais imponente de Portugal!

4 comentários:

Anónimo disse...

As gravuras em questão são do José Domingues, co-fundador do Núcleo de Estudos e Pesquisa dos Montes Laboreiro, e por isso pertença do Núcleo.
Foram retiradas de um site dos elementos do Núcleo em 2002.

Cumprimentos,
a Direçcão do NEPML

Bocanegra disse...

Caros amigos da Direcção do NEPML,

Já Editei o "post" por forma a mencionar o nome do autor das gravuras.

Se ainda assim considerarem que a publicitação das mesmas é inconveniente, façam o favor de o dizer, pois nesse caso retira-las-ei.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Bom dia,
Com todo o gosto.

A direcção do NEPML

Anónimo disse...

Olá,
efectivamente as gravuras são do Doutor José Domingues, mas a autora (conforme assinatura) é da sua esposa, Dr.ª Martine Rodrigues.