07/05/09

VOTAREMOS EM SI!

Manuel Fernandes Ramos dos Santos (MFRS) é um vereador eleito pelo PSD para a Câmara Municipal de Melgaço e tanto quanto pude saber, irá ser o candidato do PSD para a presidência desse mesmo órgão municipal nas próximas eleições autárquicas.
Este tal MFRS que não tem a infelicidade de ser Castrejo ou sequer Melgacense (embora não seja um estranho em Castro Laboreiro, uma vez que se encontra casado com uma natural da nossa terra), proferiu, tal como aqui se pode ver, as seguintes declarações na Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Melgaço, ocorrida no passado dia 06/04/2009:
«(…) Teve conhecimento que existe um Projecto-Lei que propõe a elevação de Castro Laboreiro a Vila. Pergunta se os órgãos autárquicos não deveriam ter sido ouvidos. Pergunta ainda se esta proposta é fruto de uma reivindicação dos castrejos. Salienta ainda que embora a proposta esteja enquadrada legalmente, os pressupostos apresentados são muito frágeis: a Actividade das Associações é muito reduzida, não existem agências bancárias, escolas, posto de saúde (o que existe não faz parte da rede nacional), em termos de transportes públicos só existe uma carreira. Existirá dinamismo suficiente para Castro Laboreiro ser efectivamente uma Vila? (…)».
Conforme se retira da Acta da Reunião em causa, perante esta estimulante intervenção do MFRS, o Presidente da Câmara, laconicamente, replicou nos seguintes termos:
«(…) O processo de elevação de Castro Laboreiro a Vila pode ser útil a Castro Laboreiro. Por possuir um património histórico, cultural e ambiental, Castro Laboreiro merece ter a mesma igualdade de oportunidades que o Soajo. Os órgãos autárquicos irão ser ouvidos sobre esta matéria por imposição legal. (...)»
Grande MFRS, magnífica intervenção! Fiquei deslumbrado não só com a profundidade intelectual da sua opinião, mas sobretudo com a oportunidade da mesma! Pode-se mesmo dizer que fiquei banzo! O meu amigo é uma verdadeira luminária política! Aqui lhe apresento, enquanto eleitor nado e criado em Castro Laboreiro, os meus agradecimentos pelas suas tão assertivas e proactivas palavras sobre a possível elevação do Lugar da Vila a Vila. Espero, melhor dito, tenho a certeza que manterá a sua coerência e, por isso, quando, tal como disse o Presidente da Câmara, os órgãos autárquicos sejam, por imposição legal, ouvidos sobre esta matéria, o meu amigo fará constar claramente a sua fulgurante opinião no documento que for produzido pelo órgão a que pertence! Não se contenha! Para além dos doutos argumentos que já expendeu na dita reunião, outros há, ainda mais propícios e adequados, para rebaixar Castro Laboreiro e menorizar as (pouco dinâmicas) pessoas que têm a subida e inescrutável honra de serem seus vizinhos (ao fim de semana!).
Continue, portanto e por obséquio, a avaliar, não só este mas todos os outros assuntos relacionados com Castro Laboreiro, à luz da sua arrasadora inteligência política, pois que a mim e, por certo, a outros mais, já nos convenceu: -VOTAREMOS EM SI, melhor dito, teremos o privilégio, de, com o nosso humilde voto, guinda-lo à condução dos destinos do Município de Melgaço e até quiçá, a outros mais subidos e honrosos voos, pois quem pensa e opina de forma tão brilhante e altaneira, merece rapidamente ultrapassar os confrangedores espartilhos da mera liderança autárquica, para poder esvoaçar, direi mesmo planar, livremente até aos mais elevados poisos políticos da Nação.

Bem haja.

4 comentários:

Eira-Velha disse...

Bom dia, amigo!
Parece-me ver alguma ironia neste post, porque o tal MRSF, ou algo assim, questionou a CM sobre o processo de erecção da Bila a vila o que certamente não vai de encontro ao agrado e expectativas dos castrejos.
Eu até compreendo mas considero que a proposta apresenta pressupostos que não são muito realistas tendo em conta que essa erecção deve obedecer à observância de alguns requisitos fundamentais que me parecem escassear lá pela serra.
Além disso, à Bila basta-lhe o seu historial...
Eu já assisti à criação de vilas a esmo, com pompa e circunstância, para no final ficar tudo na mesma. De uma assentada, num concelho transmontano, de que me tornei filho adoptivo, foram elevadas à categoria de vila quatro das freguesias mais populosas. Contudo, essa promoção não levou mais nada a não ser a possibilidade legal de sinalizarem as respectivas localidades com o topónimo precedido da palavra "Vila".
E em todas elas existia clube de futebol em actividade, dependência bancária, farmácia, extensão de saúde, pelo menos três possuiam corporações de bombeiros e uma delas até tem EB2/3 e é servida por uma estação de caminho de ferro em actividade.
Depois há que ter em conta que a configuração urbana em Trás-os-Montes, e especialmente no Douro, é muito mais concentrada do que no Minho, consttiuindo-se as freguesias quase sempre num único núcleo urbano.
Enfim...
Aquele abraço e... força na berga:)

Bocanegra disse...

Amigo Eira-Velha,

É evidente que no caso do Lugar (Aldeia) da Vila de Castro Laboreiro, aliás, tal como no Soajo, não se podem dar por verificados todos os requisitos que a lei prevê para a elevação a Vila. Desde os autores da proposta até a qualquer turista de garrafão que tenha estado em Castro nos últimos anos, o sabe, isto mesmo mesmo sem conhecer a lei!

Em face disso é legitimo tentar perceber qual a intenção subjacente à intervenção do dito MFRS na reunião da Câmara Municipal? Terá sido uma refinada e solerte forma de, enquanto oposição ao poder estabelecido, demonstrar o atraso em que, a seu ver (dele) Castro Laboreiro campeia, ou terá sido tão só um flagrante e irreflectido despautério?

Os castrejos e todos aqueles que amam desinteressadamente Castro Laboreiro, sabem bem que pouco ou nada há a esperar da eventual elevação do Lugar da Vila em Vila. Não será isso, de per si, que trará mais progresso do que aquele que já existe. Tal elevação, a verificar-se, poderá e deverá ser entendido tão só como um mero gesto simbólico do Estado português, que servirá, pelo menos durante uns tempos, para divulgar o nome da terra e com isso trazer mais uns quantos turistas, o que, convenhamos, é sempre bom para aqueles que, em Castro Laboreiro, tem investido, com esforço e preserverança, nessa área de actividade económica.

FPA disse...

Ilustre castrejo criador deste blog,uma pequena correcção: não foi o lugar de "Bila" que sofreu sozinho a erecção a vila, mas sim TODOS OS LUGARES QUE CONSTITUEM A FREGUESIA DE CASTRO LABOREIRO.

Bocanegra disse...

Caro FPA,

Não me parece que seja bem assim! E os mais puristas (que sempre os há!) concerteza que dirão que não é mesmo assim!

Mas se isso te deixa mais confortável e de espírito tranquilo, porque raios não haveremos de interpretar assim a dita "erecção"!? Sim se Londres afinal são duas cidades, se São Paulo é uma amalgama de dezenas de cidades e mais umas quantas vilas, porque não há-de a Vila de Castro Laboreiro sera "Bila" mais os restantes 41 lugares? Sim? Porque não? Gosto mesmo dessa tua ideia carago!