27/05/09

Visca el Barça!


Gosto muito de Barcelona! Gosto de me perder no Barri Gotic, de "pasmar" na Catedral ou na Nossa Senhora del Pi, de deambular pelo Carrer del Bisbe, de aspirar os absurdos e intrincados perfumes da La Boqueria, de me deslumbrar nas Ramblas ou na eterna e inacabada Sagrada Família, ou então no Porto, no Teatro do Liceo, no Parque Guell, no Palau de la Music... Enfim, gosto muito, mesmo muito, da personalidade, nobre, altiva e exótica, desta estranha, femenina e pouco menos única, cidade-nação.
Claro que estimar esta velha urbe implica, necessariamente, conhecer, e sobretudo "puxar" pelo seu ilustre clube de futebol: - O lendário "Barça", que acaba de vencer a Taça dos Campeões Europeus, passando um atestado de vulgaridade ao adversário, por força de uns categóricos 2-0.
Neste clube, entre outras e variadas coisas, o que há de estranhamente original (quando comparada com equipas congenêres) é o facto de, o peito dos jogadores e, por isso mesmo, o peito da cidade-nação que representam, não estar à venda! E isto porque foi dado às crianças pobres, exploradas e espoliadas do mundo e à organização que acima de todas as outras as procura cuidar e proteger: - a UNICEF.
Depois, o astro maior desta equipa é, conjunturalmente, um anti-herói! E isso também é curioso e interessante! Não se trata de um tipo alto e espadaúdo, gingão, cheio de si e da sua presumivel importância! Não! Trata-se de um tipo simples e baixinho, que acha que os brincos, tatuagens e cortes de cabelo esquisitos só ficam bem aos colegas! Sabe-se até que, este simplório chamado Leonel Messi, antes do jogos e para se inspirar ouve no seu mp3, vejam lá a suprema parolice: -Cumbias colombianas!
Pois bem! Este clube improvável, desta cidade improvável, com o humilde e sereno contributo deste jogador improvável, acabou de ganhar a sua terceira Taça dos Campeões Europeus, sendo que, por isso, nada há mais para dizer senão:
-VISCA EL BARÇA

2 comentários:

Eira-Velha disse...

Pois... que visca:)
Eu não poderia estar mais de acordo, mesmo não conhecendo a cidade. Mas pelo que me vou apercebendo de futebol, acho que ali está uma organização como deve ser. Além de bons profissionais onde pontificam outros menos mediáticos do que esse pequeno génio mas não menos importantes na estratégia da equipa. Refiro-me ao Iniesta e também ao Xavi e ao Puyol, verdadeiros operários numa constelação de estrelas.
Espectáculo...

Anónimo disse...

barça merda

Halla madrid