05/05/09

Gente da mesma "Naçom"

Aqui vai música dos tocadores de concertina de Olelas e do Ribeiro de Baixo debitada no passado mês de Agosto de 2008 na Festa de Olelas.

Entre Olelas, situada no Município de Terrachán-Entrimo (Galiza) e o Ribeiro de Baixo, situado na freguesia de Castro Laboreiro (Melgaço -Portugal) fluie o Rio Laboreiro que neste ponto é tão só, e muito provavelmente, a fronteira, fluvial e política, mais antiga da Europa.

Estando quietinhos a ouvi-los tocar, ninguém diria que aqui "hai" gente de "dous" países! Pelo contrário! É "bô" de "ber" que gente que toca "assi", como se sempre tivesse tocado junta, é gente da mesma naçom!

4 comentários:

Eira-Velha disse...

É mesmo, a fronteira só existe no mapa e... nos meandros da administração.
Mas há um pormenor que desperta a (minha) atenção: por que será que as mulheres dançam umas com as outras e os homens ficam de lado a observar, de mãos nos bolsos a coçar os pendentes?

Bocanegra disse...

Pois que hei de dizer amigo Eira-Velha!?

Provavelmente tratar-se-á, tão só, de uma comichão generalizada e colectiva nos pendentes!

Anónimo disse...

Ja tinha visto isto no youtube...e realmente, a fronteira e mesmo imaginaria...

e pode-se mesmo dizer que a "CANA VERDE de OLELAS" e indistinguivel da do "SOAJO", do "LINDOSO" ou de qualquer outra aldeia minhota...

Mais uma a acrescentar a NOSSA UNIDADE CULTURAL...

Eusebio disse...

Ola amigos sou do Ribeiro de Baixo sou amator de concertina tenho tocado em muitos lados e tenho praser so forom anoçiados os nomes do ribeiro de baixo e olelas( porque o ribeiro e o lelas çao quase tudo familias a jeneraçons e os tocadores eram do dois lugares e como todos os anos nos encontramos todos na festa e çao todos comvidados a la aparesserem o dia 12 e 13 de Agosto vale a pena uma boa continuaçao para todos vos saudo.....