30/08/07

Cabrito de Castro Laboreiro à moda antiga.


INGREDIENTES:

- 1 ou 2 Kg. de Cabrito nado e criado em Castro Laboreiro (de preferência no Ribeiro de Baixo ou de Cima!) cortado em pedaços de cerca de 100 gr;

- Vinho verde tinto qb.;

- Alhos qb.;

- Uma ou duas cebolas;

- Batatas produzidas em Castro Laboreiro;

- Azeite qb.;

- Um ramo de salsa;

- Uma ou duas folhas de loureiro;

- Uma Colher de colorau (vulgo pimentão doce);

- Sal e pimenta qb.

MODO DE PREPARAÇÃO:

Lava-se a carne com água bem fria e retira-se o excesso de gorduras. Depois coloca-se a mesma a marinar em vinha d’alho durante, pelo menos 24 horas.

Decorrido esse tempo, coze-se a carne em água temperada com sal. Quando estiver bem cozida, retira-se a água reservando-se cerca de ½ litro da mesma, após o que se rega o cabrito com um pouco de azeite.

Cozem-se as batatas à parte e colocam-se numa travessa sob a carne do cabrito.

Para o molho adiciona-se um pouco de azeite à água de cozer a carne, junta-se a cebola e a salsa picadinhas, bem como o loureiro o colorau e a pimenta. Mistura-se tudo muito bem e despeja-se uma parte sobre a carne e as batatas, colocando-se o restante numa molheira.

E pronto! Bom apetite!

2 comentários:

Eira-Velha disse...

Muito boa tarde!
Foi com prazer que vi aparecer nas minhas "web pages referring" este nome que me transporta à minha infância, quando carregava às costas o bombo da "música" de Cavenca e vigiava os sacos com as parcas merendas junto da igreja enquanto os músicos davam a volta pela "vila".
Era uma festa em que a "minha" banda não podia faltar e, além da magia do sítio, sempre havia pão de centeio em abundância para afagar a malvada "lanzeira" que bem administrada dava para (des)alimentar outros tantos...
Parabéns e... FORÇA NA BERGA!!!

Bocanegra disse...

Eira-Velha,

Então o meu amigo é de Cavenca na freguesia de Riba de Mouro, ou seja é praticamente um vizinho!

Sabe que embora seja mais novo que o Senhor, lembro-me bem das bandas de música que iam animar as Festas da Vila de Castro Laboreiro no dia 2 de Julho de cada ano. E lembro-me que, de facto, davam uma volta à Vila a exibir a sua arte. Curiosamente e não saberei dizer porquê, lembro-me sobretudo do som das gaitas de foles! Também me lembro que nos últimos anos era principalmente a banda de Tangil, mas fiquei agora a saber que noutros tempos, também a de Cavenca lá ia tocar!

Deixe-me igualmente dar-lhe os meus parabéns pelo seu Blog que para além do conteúdo interessantíssimo é de um subido bom gosto.

Aqui fica um forte abraço para si, daqueles que só as gentes do vale do Mouro e do vale do Laboreiro sabem dar!