29/06/09

O resultado da sondagem

Ora bem, conforme sabem estava aqui mesmo ao lado a correr uma sondagem sobre a elevação do lugar da "Bila" a Vila, facto que se veio a consumar no passado dia 12/06/2009.

Foram 28 os visitantes deste modesto Blog que se dignaram a votar em tal sondagem, aos quais desde já agradeço. Destes, 19, ou seja 67%, votaram "Sim", ou seja a favor da dita elevação; 6, ou seja 21% votaram "Não", e 3, ou seja 10%, votaram no "Tanto me faz".

Bom, perante este resultados, só se me oferece dizer que, se a posição dos que votaram "Tanto me faz" ainda dá para entender, visto que, tal elevação, em termos muito realistas e até onde é possível antever, não parece que venha a trazer muitos ou significativos benefícios para a Freguesia, já a ideia dos que votaram "Não" é mais díficil de perscrutar! É que se, tal como já se disse, as perspectivas de a terra vir beneficiar com tal elevação não são muito expressivas, o que é certo que a aquisição do tal estatuto de "Vila" em nada pode prejudicar tanto a "Bila" como a restante freguesia! E se é assim, o que é que pode justificar o voto no "Não"? Só se for por "carrassismo", ou pilhéria! Non?

19/06/09

A "Bila" já é Vila


A notícia é já um tanto ou quanto recessa, mas não posso deixar de aqui orgulhosamente assinalar, até para memória futura, que no passado dia 12/06/2009, faz hoje precisamente 8 dias, a Assembleia da República Portuguesa, por via de deliberação unánime, elevou, melhor dizendo, devolveu a dignidade de Vila à povoação que foi a antiga sede do extinto concelho de Castro Laboreiro, povoação essa que desde tempos imemoriais e até aos dias de hoje sempre foi chamada, pura e simplesmente, de "A Vila", ou se quiserem "A Bila", na fala castreja.

Por isso, meus caros amigos, quem ainda não conhece tão ilustre, antiga e agora renovada Vila do Reino de Portugal e agora da República Portuguesa, tem aqui um belíssimo pretexto para o fazer. Serão, como sempre, muito benvindos.